segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Técnica de escovação de Fones


Revisão da Literatura

Segundo dados estatísticos, os autores comprovaram ser mais eficiente a técnica de Fones para crianças em idade escolar, mais ou menos 6 anos (FERRAZ, 1973; PINTO, 1976), por ser mais simples, e por ter seu aprendizado recomendado para crianças menos hábeis ou menos interessadas ou ainda quando se tem pouco tempo para gastar com o ensino. (GUEDES-PINTO, 1999)

A criança empunha a escova e com os dentes cerrados faz movimentos circulares na face vestibular de todos os dentes superiores e inferiores, indo do último dente de um hemiarco a outro. Os mesmos movimentos são feitos nas faces palatinas ou linguais, porém com a boca aberta; e nas faces oclusais e incisais, os movimentos são no sentido antero-posterior.

Estudos e pesquisas desenvolvidos por GUEDES-PINTO et al. (1999) demonstraram que o número de movimentos escovatórios por grupos de dentes nessa técnica é de 15.

WEINFELD e SILVA (1981) ressaltam que, pelo exposto, utilizando a técnica de Fones, a grande importância da escovação na prevenção do acúmulo de placa bacteriana que é o fator causador dos graves problemas da odontologia social: a cárie e doenças periodontais.

Um comentário: